data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A prefeitura de Santa Maria abriu cadastro para vacinação contra a Covid-19 de pessoas acamadas e seus respectivos cuidadores. Encerrada a primeira etapa, com idosos, o sistema será reaberto com alterações e novas faixas etárias. O objetivo é agilizar o processo de imunização deste público, permitindo acompanhamento da situação.
Idosos de 74 anos ou mais recebem a segunda dose neste sábado
A partir desta sexta-feira, o cadastro estará disponível para pessoas com 50 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias) e para um cuidador do paciente. O ordenamento obedece a resolução 28 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O cadastro poderá ser feito até 25 de abril. Depois, o sistema será fechado e as equipes de vacinação já saem para as aplicações das doses. Concluída esta etapa, uma nota etapa será reaberta, havendo a diminuição da faixa etária e posterior vacinação. A primeira etapa, com acamados de 60 anos ou mais, já vacinou, segundo o site da prefeitura, 1.142 pacientes e mais 1.133 cuidadores com a primeira dose. Mais de 400 pacientes e seus cuidadores já tomaram a segunda.
CADASTRO ONLINE
O cadastro se dá por meio deste link. A pessoa acessa inserindo endereço de email e CPF. Depois preenche os demais dados. Pelo sistema, poderá ser verificado se o cadastro foi realizado e se aguarda pela vacinação. Com isso, também será possível que a prefeitura entre em contato com o acamado e o cuidador para informar a previsão de dia e horário em que a vacina será aplicada.